sexta-feira, julho 28, 2006

Itamar

Ontem o ex-presidente Itamar Franco anunciou apoio à candidatura Alckmin, sob o argumento de ter escolhido o "caminho da ética". Segundo ele, Lula passou de militante a arrogante.

A resposta de Lula teria sido até interessante, não fosse tão preconceituosa. Pega mal o presidente que sancionou o estatuto do idoso insinuar que velho fala merda mesmo.

De qualquer maneira, fica a pergunta para os mineiros: apoio de Itamar Franco vale alguma coisa?


quinta-feira, julho 27, 2006

Wiki-Geraldo

Não é novidade que os políticos buscam cada vez mais a internet como ferramenta de campanha eleitoral. Na campanha presidencial de 2002 não será diferente. Certamente veremos candidatos se utilizando de websites, blogs, youtube, comunidades no orkut e outras ferramentas.

A Wikipedia também está na lista. É provável que muitos eleitores busquem o auxílio da enciclopédia para conhecer melhor o histórico e o perfil de um candidato. De olho nisso, algum entusiasta do tucano Geraldo Alckmin passou por lá e deu uma bela enfeitada no verbete. Alguns trechos chegam a ser engraçados de tão exagerados.

Felizmente alguém já percebeu, e o seguinte recado aparece antes do texto:

Atenção: Este artigo possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade. Tenha cuidado ao ler as informações contidas nele. Se sabe alguma coisa sobre este assunto, tente tornar o artigo mais imparcial.

Fui conferir o verbete de Lula. Aparentemente está muito mais razoável.


Promessa de campanha

Hoje, em entrevista à rádio CBN, o presidente Lula negou que tenha prometido criar dez milhões de empregos na campanha eleitoral de 2002. Segundo ele, o programa de governo dizia que o Brasil precisava de 10 milhões de empregos, mas "não estava dito lá que eu ia criar".

Eu aindo me lembro muito bem da campanha eleitoral de 2002, e não tenho a menor dúvida que os 10 milhões de empregos foram entendidos pelos eleitores como uma promessa de campanha, estando escrito no programa de governo ou não.

Pra quem quiser ouvir a entrevista completa, aqui.


quarta-feira, julho 26, 2006

Dois crimes?

Ontem o advogado de Suzane Von Richthofen declarou que vai entrar com Habeas Corpus pedindo a absolvição da ré no assassinato do pai.

Deixa eu ver se eu entendi direito: ela abre a porta para os irmãos Cravinhos, confere se os pais estão dormindo, conduz os dois até o quarto e assiste ao assassinato realizado pelo namorado e pelo cunhado.

Ou ela é inocente do assassinato de ambos os pais, com base na teoria da coação moral irresistível pelo namorado, ou ela é culpada pela morte dos dois. O que eu não consigo entender de maneira alguma é o mecanismo que transforma o que aconteceu em dois crimes isolados.

O que só prova o quanto eu não entendo nada de direito.


PCC nas eleições

De acordo com reportagem publicada no Estado de São Paulo de hoje, o PCC - Primeiro Comando da Capital ordenou o assassinato de políticos do PSDB e do PFL. O site do diário paulistano traz a gravação da escuta telefônica feita pelo DENARC, na qual um presidiário passa o "salve" a um criminoso em liberdade.

Há menos de duas semanas, o candidato a governador de São Paulo pelo PSDB José Serra insinuou que poderia existir uma ligação entre o PT e a facção criminosa, gerando um bate-boca que chegou a envolver até o presidente Lula.

É certo que a discussão da semana retrasada voltará à pauta, e provavelmente teremos mais bate-boca. E assim o PCC vai se firmando como um importante agente nessa campanha eleitoral.


terça-feira, julho 25, 2006

Bar do Armando

Nem encontro das águas, nem Teatro Amazonas. A grande atração turística da cidade de Manaus é o Bar do Armando. Na rua dez de julho, quase ao lado do teatro, fica o bar do português radicado no Amazonas há décadas.

O Bar do Armando não tem um cardápio dos mais extensos. O Bar do Armando nem tem cardápio. Tem cerveja geladíssima, um sanduíche de pernil bem mais ou menos, e um dono rabugento. É difícil explicar o sucesso do estabelecimento.

O fato é que todas as noites, de segunda a segunda, a calçada em frente ao bar do Armando está lotada. Jovens e não tão jovens; músicos, escritores, médicos e militares; caboclos, migrados e turistas - todos fazem parte do público que lota o bar diariamente.

E se você prestar atenção, vai ver encostado no balcão ou na porta do bar, o lendário Armando. Com seus cabelos brancos, seu avental azul e um pano de prato no ombro, reclamando da vida e resmungando com seus fiéis clientes.


Gaviões da Fiel x Carlitos Tevez

Carlos Tevez trocou a Casa Amarilla pelo Pq. São Jorge, chegou demonstrando empenho e raça, e foi, ao lado de Luiz Zveiter, grande responsável pela conquista do campeonato brasileiro de 2005.

Mas desde que aportou em São Paulo teve que responder às especulações de que seu contrato com o SCCP não passa de ponte para o Chelsea ou algum outro clube europeu. O ano de 2005 passou e Carlitos ficou por aqui. Em 2006, todos apostavam que após a Copa do Mundo nada nem ninguém poderia segura-lo no Brasil. A Copa acabou e Carlitos segue no Tatuapé. Foi pra Buenos Aires de férias, atrasou sua volta, e reacendeu as especulações.

A torcida do Corinthians, por sua vez, idolatrou o portenho desde o início. Tevez mostrou que tinha raça e muita vontade de jogar, além do inquestionável talento. "Êo, êo, o Carlitos é um terror", cantou a galera. Quando todo o time era cobrado pela desclassificação na Libertadores e pelo mau desempenho no Brasileiro de 2006, o argentino era absolvido.

Mas no último sábado aconteceu um fato novo. Pode-se dizer que a relação Carlitos - Fiel estremeceu por conta do contraste cultural entre o futebol brasileiro e o futebol argentino. Tevez está acostumado aos hinchas bosteros, que cantam sem parar mesmo que o Boca Juniors esteja perdendo em casa por 10 a 0. E os Gaviões estão acostumados aos jogadores omissos e comprometidos, que pagam churrascos e fazem doações à escola de samba para escapar da cobrança.

Pode ser que com aquele gesto de dedo indicador esticado sobre os lábios na comemoração do gol Carlos Tevez tenha encerrado sua passagem no Corinthians. Membros da Gaviões cercaram o carro do atacante e distribuíram chutes nas portas. Tevez já disse que se não o quiserem no time, sem problemas, ele pega seu boné e se manda.

Talvez dessa maneira tudo acabe bem para todas as partes. Tevez vai para a Europa sem ter que se indispor com a torcida e sem carregar a pecha de mercenário. A MSI recupera o investimento no craque e ainda faz um bom lucro com a operação. O presidente Alberto Dualibi ganha alguma força, já que Kia perde apelo frente à torcida com a saída de Carlitos. E a Gaviões da Fiel mostra que manda no clube, tirando qualquer jogador na hora que bem entender, usando de intimidação e violência.

Só quem perde é o verdadeiro torcedor corinthiano, que vai enxergar a série B cada vez mais de perto sem Carlitos.


Haja inteligência na cúpula tucana

O PSDB escolheu Eduardo Jorge - aquele mesmo, secretário-geral da presidência no governo FHC - como coordenador-adjunto da campanha de Geraldo nas eleições de 2006. E, obviamente, as denúncias já começaram.

Claro que o PT adorou.